Jardim Botânico

What they say about us

É uma experiência única, é possível deixar o carro no topo do cerro, vir no teleférico, almoçar no Funchal e voltar para cima. Excelente vista!

Amaro Heladio

Jardim Botânico da Madeira

Numa antiga propriedade da família Reid’s – Quinta do Bom Sucesso – situada a cerca de 3 quilómetros do centro da cidade do Funchal, funciona, desde 1960, o Jardim Botânico, uma das mais afamadas atracções turísticas da Madeira. Com uma área de 35 mil metros quadrados, situado a uma altitude que varia entre os 200 e os 350 metros , o jardim oferece aos visitantes uma experiência visual única. As cores das mais de 2.500 plantas exóticas, provenientes de todos os continentes, misturam-se num mosaico colorido, enquadrado pela beleza e pela exuberância do anfiteatro do Funchal.

Dividido em cinco áreas principais, o Jardim Botânico, que tem como preocupação essencial a preservação das espécies, mostra:

Arboreto – plantas oriundas dos Himalaias das Regiões Tropicais;
Suculentas – plantas originárias, essencialmente, da América do Sul;
Tropicais/Cultivares/Aromáticas/Medicinais – frutas tropicais e sub-tropicais, de que são exemplo o Mango, a Abacate, a Papaia, o Café ou a cana de Açúcar)
Plantas Indígenas e Endémicas;

Em 1997, o Jardim Botânico viu alargada a sua área, o que permitiu a introdução, na colecção, de espécies de grande valor botânico, de que são exemplo as Palmeiras cicadaceas.Mais recentemente, recebeu espécies adequadas à topiária, ou seja, diversas árvores e arbustos ornamentais. Foi igualmente beneficiado com áreas utilizadas para a plantação e exposição de orquídeas, para um miradouro e para um anfiteatro.

O Jardim Botânico do Funchal é um espaço inesquecível, convertendo-se num local de visita obrigatório.

Horário da Abertura: Das 09:00 às 18:00 (última entrada às 17:30)

Site do Jardim Botânico

Horário de Funcionamento

Abertura: 10:30

Encerramento: 16:30


Encerrado dia 25 de Dezembro

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On Instagram